Quinta, 02 de Julho de 2020
(32) 9 9970 1001
Geral Blog

Ubá tem cultura Sim!!

Em diversas rodas de conversa ouço as seguintes frases: “Ubá não tem cultura”

15/02/2019 11h01 Atualizada há 1 ano
672
Por: Gabriel Duarte Fonte: Aurélio Pimenta
 Ubá tem cultura Sim!!

Eii, galera! Chegamos mais uma vez em suas mãos com nossa coluna “Cidade Cultural” da Revista UAI e hoje o papo é sério! Então leia, reflita e coloque em prática...

     Em diversas rodas de conversa ouço as seguintes frases: “Ubá não tem cultura”, “Ubá não tem nada”, “Temos que ir para outras cidades porque Ubá não oferece nada”. Será mesmo que não tem nada nesta cidade?

Um lugar que tem cerca de sete grupos teatrais (Rastro dos Astros, Cia Duoavesso de Teatro, Mutum Cia Teatral, CAB - Companhia dos Atores do Brasil, Coletivo de Teatro Experimental Libertas, entre outros) premiados nacionalmente e em constante circulação com espetáculos lindíssimos e de altíssima qualidade, que somam mais de 200 prêmios por sua excelência no cenário artístico, e além disto, juntos promovem GRATUITAMENTE um Festival Internacional de Teatro (FETUBA) há quase 10 anos. Uma cidade que produz música de qualidade há muitos anos por compositores, maestros, artistas e bandas de variados gêneros e estilos. Uma cidade onde a cultura popular se faz presente e forte, onde se tem artistas plásticos com obras primas incríveis, uma cidade que possui dezenas de escritores de diferentes épocas (Poeta Passarinho, Prof.° José Lício, Saudoso Antônio Olinto) . Uma cidade que tem o esporte pulsando forte em sua veia, onde o audiovisual está conquistando cada vez mais seu espaço e tem até Festival de Cinema, onde a cultura da dança, em diferentes modalidades, se faz tão presente...

Uma das cidades que mais exporta arte e artistas no país, nomes de peso como Ary Barroso, Celia e Celma, Nelson Ned, Mauro Mendonça, Antônio Olinto, Ascânio Lopes, Enio Mendes. Tem por mérito sua consagração.

   Então lhe faço uma pergunta: Você já foi a alguma produção artística da nossa cidade? Ou prefere ficar em casa criticando o que não conhece?

Prestigie a história, prestigie os artistas locais, prestigie as obras produzidas por estes artistas.

  Outro recado também vai para os meios de comunicação da cidade que poucos fazem questão de divulgar a cena artística ubaense em seus veículos. Nós como comunicadores temos a obrigação de propagar e difundir a arte que cidadãos talentosos promovem. Fique por dentro do que acontece na cidade em uma rápida busca a fanpage da Secretaria de Cultura no Facebook. Evoé!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Aurélio Pimenta
Sobre o Aurélio Pimenta
Aurélio Pimenta - Graduando em Produção Cênica,Graduando em Relações Internacionais, Ator, Diretor e Produtor ha 14 anos, Diretor executivo na PEPPER Produtora e Produtor Cultural do Município de Ubá pela Secretaria Municipal de Cultura,Turismo e Lazer.
Mais lidas
Anúncio
Anúncio