Na tarde desta quinta (21), aconteceu em Ubá um protesto denominado de “Manifestação Consciente dos Profissionais de Educação Física. A concentração foi na Praça do Espetinho e logo em seguida os participantes fizeram uma caminhada em direção à Praça São Januário e empunhando cartazes na direção da Prefeitura Municipal de Ubá reivindicaram a volta ao trabalho.
Leonardo Santana Bretas: “Hoje estamos aqui para reivindicar a atenção da sociedade e da prefeitura a respeito de um serviço que não é essencial só por força de decreto, nós somos essenciais pelo que produzimos para a saúde. Nós evitamos que as pessoas possam aumentar o risco com relação ao Covid-19, nós cuidamos de pessoas que tem as comorbidades que são na verdade aquelas pessoas que hoje tem um maior risco de mortalidade. Nosso objetivo é mostrar que nós queremos trabalhar através da ciência e não por conta da política, estamos aqui para sermos ouvidos, nós estamos apresentando para a sociedade a atividade física e estamos apresentando para eles que nós temos condições de reabrir de forma segura com o protocolo que já foi apresentado para a Prefeitura, que é validado por pesquisadores da área de biossegurança.
Nós fomos o primeiro setor a parar, as Academias, os Box’s e os Stúdios pararam a mais de 70 dias, nós não temos capital para suportar tanto tempo assim. Os profissionais autônomos hoje já não contam nem com o auxílio emergencial do governo, que foi cortado quando o governo reconheceu a atividade física como essencial, ele retirou o auxílio, ou seja, muitos profissionais da área hoje então sem dinheiro algum.
Estamos mantendo contato com a Prefeitura através do Secretário Flávio Monteze, mas nós queremos um contato direto com o Prefeito e com a Secretária de Saúde, queremos debater a questão da ciência, não queremos debater política. Sabemos que Ubá entrou no Minas Consciente, mas também foi dito que é do Prefeito a escolha da atividade essencial e foi liberado pelo Governador que o prefeito reconhecesse aquele serviço essencial, não por força de Decreto Presidencial, mas por realmente ser essencial e nós estamos querendo debater isso através da ciência. ”
Sherley Ferreira: “As nossas empresas têm condições de oferecer segurança total, o número de pessoas podemos atender por horário em número reduzido, podemos atender duas, três pessoas, dependendo do tamanho do espaço, com quatro pessoas por horário nós conseguimos manter o distanciamento de 5 metros, ou seja, nós estamos com o distanciamento cinco vezes maior. A Associação Brasileira de Academia fez um estudo e analisou o que nós poderíamos estar fazendo para realmente manter a segurança e higiene. Então já temos um plano de ação organizado, um plano de ação que dá segurança aos nossos clientes.
Outro ponto importante é que a principal vacina contra a doença se chama exercício físico personalizado e nós profissionais estamos aptos a aplicar e além de tudo temos um decreto do Presidente Bolsonaro. Nós entendemos que existe um descaso muito grande com nosso segmento, nós já fizemos propostas a mais de quarenta dias, não fomos ouvidos, estamos sendo deixados de lado e o mais interessante é que cidades que já tem caso muito maior do que Ubá e já ocorreram mortes já abriram as academias. Outro ponto muito importante a ser frisado é que quando se compara o nosso segmento com outros comércios é uma contradição muito grande, você vai num supermercado e tem dez vezes mais pessoas que em nossos espaços, o distanciamento não. Então, tem muita coisa errada nisso aí, não dá para engolir, não dá para aceitar, é descaso, é contradição. Então temos que chamar para um debate, vamos chamar a mídia para um debate e ver quem está certo nessa história.
A gente não engole essa, nós não vamos desistir, nós estamos correndo o risco de várias empresas fecharem, o risco de quebrar muita gente. A gente faz até um apelo aqui, é falta de consideração, falta de respeito com a gente e nós não vamos aceitar isso mais.”. Finalizou o Personal e proprietário de Stúdio.
Mais detalhes você confere nesta terça-feira (26), na estreia do Jornal Ubá Em Foco, que vai ao ar as 11:30 hs pela página do Facebook e do Youtube da Web Tv Uai.