Em razão da Pandemia de COVID-19, causada pelo novo coronavirus, a Prefeitura de Ubá atualiza as informações para a imprensa e a sociedade em relação às medidas tomadas e ao quadro da doença na cidade até o presente momento.
Importante: Aos profissionais médicos: está disponível no site da Prefeitura uma nota informativa específica para os profissionais médicos da rede pública e privada, quanto ao atendimento dos pacientes com suspeita de COVID-19.
O número de casos suspeitos é de 63. Dezessete (17) resultados foram recebidos, e apontam resultado negativo. Não há nenhum caso confirmado na cidade.
A Prefeitura permanece realizando o serviço de sanitização em diversos locais da cidade. Vinte funcionários estão empenhados com todos equipamentos de proteção individual necessários, com apoio de um caminhão pipa.
A Secretaria de Desenvolvimento Social/Banco de Alimentos, em conjunto com a Secretaria de Educação, fez um levantamento das famílias em vulnerabilidade social (em especial aquelas que ficarão com maior risco de insegurança alimentar devido à suspensão das aulas) para distribuição de cestas básicas. A distribuição continua sendo realizada.
Fiscalização
---------
Orientações à comunidade:
Façam distanciamento social, através de isolamento domiciliar. Atenção redobrada aos pacientes do grupo de risco
Para quem chega de viagem vindo de local em que haja reconhecimento de transmissão comunitária da doença, é solicitado comunicar a Secretaria de Saúde, através do Setor de Epidemiologia, para monitoramento e orientações. O contato deverá ser feito através dos telefones 3301-6505 / 3301-6503 / 3301- 6506, de segunda a sexta, de 8h às 17h. Aos finais de semana, o contato deverá ser feito pelo whatsapp através do número 3301-6503 (somente mensagem, não atende ligação).
- Se estiver apresentando algum sintoma: permaneça em isolamento domiciliar por 14 dias.
- Caso não apresente nenhum sintoma: permaneça em isolamento domiciliar por 7 dias.
A Prefeitura segue orientação do Ministério da Saúde e recomenda que só procure atendimento quem apresentar sintomas como febre ou sinal/sintoma respiratório. Nestes casos, orienta-se o paciente a procurar as Unidades Básicas de Saúde do Município (segunda a sexta, de 7h às 16h) ou a Policlínica Regional - funcionamento ampliado (7h às 20h). À noite e aos finais de semana, pacientes com os sintomas relatados acima devem procurar o Pronto Atendimento Municipal do Hospital São Vicente de Paulo, que possui local adequado para atendimento e recebeu reforço de médico e equipe técnica de retaguarda.
Uma equipe de plantão atua na Rodoviária de Ubá, orientando a todos os passageiros que chegam à cidade sobre as medidas de isolamento domiciliar e os cuidados de higiene como forma de prevenção à doença. Esta medida já era tomada através da distribuição de panfletos, e agora foi reforçada com a instalação de uma tenda para apoio.
Novas atualizações serão repassadas amanhã (30/03) às 11h30, ou a qualquer momento em caso de atualizações importantes. Reiteramos que o canal para informações à imprensa será única e exclusivamente através da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, e contamos com a compreensão de todos.