Quarta, 28 de Julho de 2021
(32) 9 9970 1001
Anúncio
Cidades PF

Polícia Federal deflagra operação de combate a contrabando de cigarros na Zona da Mata

Nessas ações, a Polícia Federal informou que apreendeu diversos veículos, inclusive uma carreta carregada com cigarros contrabandeados

20/02/2020 09h21
345
Por: Fonte: G1 -Zona da Mata
Polícia Federal deflagra operação de combate a contrabando de cigarros na Zona da Mata

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (20) a Operação "Viciosa" para combater um esquema de contrabando de cigarros praticado por uma quadrilha baseada em diversos municípios da Zona da Mata.

São cumpridos sete mandados judiciais de prisão temporária e 28 mandados de busca e apreensão nas cidades de Cataguases, Coimbra, Dores do Turvo, Mercês, Ponte Nova, Rodeiro, Tocantins, Viçosa, Visconde do Rio Branco e Ubá. Segundo a PF, todos os mandados foram expedidos pela Justiça Federal em Viçosa.

Até o momento, mais de R$ 100 mil em dinheiro e cheques foram apreendidos. A PF não informou, até a última atualização desta reportagem, a identidade dos suspeitos e em quais cidades que serão cumpridos os mandados de prisão.

Os presos serão levados para a penitenciária Nelson Hungria, em Belo Horizonte, onde permanecerão à disposição da Justiça. Se condenados, poderão cumprir até oito anos de reclusão.

Investigações

As investigações apontaram que a quadrilha agia principalmente em Ubá, Viçosa e Ponte Nova.

De acordo com a PF, as apurações começaram em agosto de 2018 em Viçosa após informações de que havia um comércio ilícito de cigarros de origem estrangeira na região.

Foi constatado na investigação que o esquema envolvia fornecedores, distribuidores e clientes, que prestavam auxílio mútuo e agiam de forma associada por vários anos.

Desde 2018, foram realizadas algumas prisões em flagrante, quando os investigados transportavam ou guardavam os cigarros ilícitos.

Nessas ações, a Polícia Federal informou que apreendeu diversos veículos, inclusive uma carreta carregada com cigarros contrabandeados, com um total de cerca de 646 mil maços, aproximadamente 13 milhões de cigarros apreendidos.